Portal Correio do Norte

IDEPI anuncia conclusão da adutora da Agespisa para a região do litoral do Piauí.

 

 

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí anunciou a entrega da adutora do litoral, considerada uma das mais importantes obras hídricas do estado, por garantir o abastecimento de água a todos os municípios e povoados da região litorânea.

Esta obra beneficia uma população de cerca de 200 mil moradores das cidades de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, além de várias localidades ao longo do seu curso, como Pedra do Sal, Labino, Coqueiro, Barramares, Carnaubal, Arrombado, Macapá, Maramar, Sobradinho, Mixiriqueira, Carapebas, Camurupim, Barrinha e Barra Grande.

Segundo a direção da empresa são quase 160 km de rede de distribuição, 4.878 novas ligações domiciliares e 16 reservatórios com capacidade para mais de 7 mil m³ de água.  Só o reservatório pulmão, localizado no bairro Pindorama, em Parnaíba, possui capacidade para 3.400 m³ de água.  Com a conclusão de toda estrutura da obra pelo Idepi, a Agespisa já tem as condições para colocar a rede em operação.

Por ser uma obra de grande complexidade, o cronograma de entregas da adutora do litoral foi dividido em 04 etapas: A Primeira e segunda etapas foram entregues em março de 2022; a terceira, em agosto de 2022; e a quarta, em dezembro de 2022.

Segundo o Idepi, todo o sistema adutor possui cerca de 82,44 km de extensão, além de quatro estações elevatórias, 16 unidades de reservatórios e uma unidade reservatório pulmão, com capacidade de armazenamento de 3,5 milhões de litros de água.

A rede de distribuição possui quase 160 km de tubulação, o que possibilita mais de quatro mil e oitocentas ligações domiciliares externas. Os investimentos na obra são da ordem de R$ 70 milhões, recursos oriundos do BNDES, FINISA, Pro Desenvolvimento 4 e Tesouro Estadual. Fonte: IDEPI. Foto: GP. Edição: APM Notícias.

 

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir