Portal Correio do Norte

Pré-candidatura de José Luiz de Carvalho fortalece o setor cultural de Parnaíba e região.

 

 

Grupos culturais de Parnaíba e região se sentem bastante otimistas com a pré-candidatura do jornalista e escritor José Luiz de Carvalho  a deputado federal pelo Republicanos nas eleições de 2 de outubro. Nascido na Fazenda São Benedito no vale do rio Piranji, residente em Parnaíba desde 1957. A cada dia as adesões são mais intensas.

José Luiz de Carvalho transita com desenvoltura no campo da cultura desde muitos anos quando desenvolveu estas atividades em Buriti dos Lopes, entre 1989 e 1995. Radialista, apresentou na Rádio Igaraçu por vários anos os programas Igaraçu Rural e Isso é Cultura. Na Rádio Cidade FM de Buriti dos Lopes apresentou o programa Falando Sério, campeão de audiência aos sábados.

Sua atuação como jornalista é muito grande. Idealizou e criou o jornal Folha do Buriti. Com F. Carvalho fundou o Correio do Povo. Representou em Parnaíba a sucursal do jornal Diário do Povo, de Teresina. Criou e dirigiu a Associação Vale do Piranji e a Fundação Rural Aderson Carvalho. Membro da Academia Parnaibana de Letras, sendo seu atual presidente licenciado.

O escritor José Luiz de Carvalho vem dando abertura para novos escritores desde quando assumiu a presidência da Academia Parnaibana de Letras. Em parceria com o também escritor Claucio Ciarlini, do OPiagui, desenvolveu três coletâneas nos gêneros poesia, contos e crônicas. Em 2011 publicou seu primeiro livro individual, Bury-açu, o Espírito do Brejo, de Contos, Causos e Lendas.

No ano seguinte publicou Cânticos Líricos – Natureza. Em 2018 participou da coletânea Piauí em Letras, organizada por Adrião Neto. Antes, ainda na década de 1990 organizou e publicou Coletânea de Poetas Buritienses Contemporâneos.

 

Membro do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba, onde ocupa a vice-presidência, José Luiz de Carvalho é o atual presidente da Associação dos Comunicadores Sociais de Parnaíba, entidade que realiza todos os anos a Semana da Imprensa, criada pelo radialista e colunista social Rubem Freitas na década de 1960. Fonte/: AsCom. Edição: APM Notícias.

 

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir