Portal Correio do Norte

Trump estimula a guerra civil nos EUA e pede que manifestantes continuem no Congresso

Após estimular milhares de apoiadores a irem ao Capitólio impedir a certificação da vitória de Joe Biden (Democrata) no Congresso, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), pediu que os manifestantes permaneçam no Congresso, numa ação que caracteriza um golpe de Estado e abre caminho para uma guerra civil.  

A movimentação aconteceu após o presidente não-reeleito fazer um discurso golpista em comício afirmando que “nunca aceitará a derrota”.

“Nós nunca vamos conceder [a eleição]. Isso não vai acontecer … não vamos mais aceitar isso”, disse o republicano, que discursou atrás de um escudo transparente de proteção contra tiros.

Trump escreveu em seu Twitter “pedindo para todos no Capitólio dos EUA a permanecerem pacíficos. Sem violência!”

“Lembrem-se, NÓS somos o Partido da Lei e da Ordem – respeitem a Lei e nossos grandes homens e mulheres em azul”, escreveu sobre os confrontos.

Em outra publicação, Trump afirmou: “Por favor, apoiem nossas forças da Lei e a polícia do Capitólio. Eles realmente estão ao lado do nosso país. Mantenham-se pacíficos!

O Congresso realizava nesta quarta a sessão que vai certificar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais. As atividades foram suspensas e os parlamentares evacuados.

Após a invasão, Trump aproveitou para provocar o vice, Mike Pence. O vice recusou a chancelar um golpe republicano.

Washington DC decreta toque de recolher após invasão do Congresso

A prefeita de Washington DC, Muriel Bowser, anunciou toque de recolher na capital dos Estados Unidos na tarde desta quarta-feira (6) após a tomada do Congresso por apoiadores do presidente Donald Trump.

“Hoje, estou ordenando um toque de recolher em toda a cidade para o Distrito de Columbia das 18h00 na quarta-feira, 6 de janeiro, até as 6h00 na quinta-feira, 7 de janeiro”, declarou a prefeita.

A decisão vem em meio à tomada do Capitólio por manifestantes pró-Trump. A polícia do local pediu reforços de segurança na tentativa de conter o grupo.

Mulher fica em estado grave após ser baleada dentro do Capitólio

Uma mulher está em estado grave após ter sido baleada dentro do Capitólio, edifício do Congresso dos Estados Unidos. Não há informações se ela faz parte dos apoiadores do presidente não-reeleito, Donald Trump, que invadiram o local ou se faz parte da equipe de funcionários.

Segundo informações da CNN, a mulher não foi identificada, mas ela luta pela vida. Imagens que circulam nas redes sociais mostram uma cena de uma mulher coberta de sangue nas escadarias.

Ainda segundo a emissora, o presidente tem sido cobrado a dar uma declaração enérgica pedindo que os protestos sejam cessados, mas ele estaria resistente a isso.

Até o momento, Trump apenas pediu que os manifestantes se mantenham “pacíficos”. 

Fonte: pensarpiaui

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir